Dr. David Takayoshi Suzuki é geneticista, canadense, divulgador da ciência, protetor do meio ambiente. Após meditar sobre isto ele percebeu que temos estruturado o problema do Meio Ambiente de forma equivocada.
Não existe um Meio Ambiente “lá fora” para interagirmos...
Nós somos o próprio Meio Ambiente, porque nós somos a Terra.
Isto lhe deu uma nova perspectiva sobre a nossa vida neste planeta. A maior parte das pessoas, entende que a humanidade está provocando severos danos ao suporte dos sistemas naturais que nos garantem ar limpo, água, solo e biodiversidade.
Mas cada um sente-se insignificante entre os 6,2 bilhões de habitantes do Planeta. Não importa o que faça individualmente para reduzir o impacto na natureza, isso lhe parece pouco. O que podemos fazer? Que tal começar por rever os hábitos de consumo? Não faz muito tempo que a frugalidade era virtude, hoje, dois terços da nossa economia está construída sobre o ato de consumir, isso não ocorre por acaso.
Produtos de consumo não surgem a partir do nada. Eles provêm da Terra,quando descartados, retornam à terra como lixo, às vezes lixo tóxico. Gasta-se energia no processo de extrair matéria prima, processá-la, manufaturar e transportar o produto. Enquanto que o ar, água, solo são freqüentemente poluídos em muitos pontos durante o ciclo de vida deste produto.
Em outras palavras: tudo o que consumimos tem efeito direto na natureza. Muito do que compramos não é essencial para nossa sobrevivência, ou para nosso conforto básico, mas tem como base o impulso, a novidade, o desejo momentâneo. Mas há um preço embutido, que nós, natureza e futuras gerações, iremos pagar.
Nossa escolha pessoal como consumidores tem conseqüências ecológicas,sociais, espirituais. É tempo de reexaminar, com profundidade, as noções que estão por trás de nossos estilos de vida.
Somos feitos dos 4 elementos mais o espírito, portanto, temos um ser elemental em nós que interage com os seres elementais dos outros e com tudo em volta.
No encontro com os Povos Nativos, eles me contaram que nós somos feitos de 4 elementos sagrados: Terra, Ar, Fogo e Água. Após meditar sobre isto percebi que temos estruturado o problema do Meio Ambiente de forma equivocada. Isto me deu uma nova perspectiva sobre a nossa vida neste planeta.
Precisamos saber entrar em qualquer lugar, pois não somos os donos de nada, apenas pedimos momentaneamente emprestado o que possuímos. Devemos ter a humildade de agradecer às plantas, a terra, à água, ao fogo, ar, as rochas à terra, aos animais por tudo o que têm contribuído para o nosso crescimento.
Enquanto tivermos o EGO tomando decisões na frente do EU Superior e do EU Elemental que também somos, teremos poucas chances de salvar esse maravilhoso planeta chamado TERRA, onde habita o ESPÍRITO GAIA. E que Deus nos perdoe pela imensa ignorância.
Como a parte de seu trabalho a fundação publica boletins de notícias, estudos científicos, a pesquisa relata, livros, jogos da informação, folhetos, e liberações da notícia. Tem também dois programas ongoing a ajudar alcançar seus objetivos, os primeiros são o desafio da natureza e o segundo é Sustainability dentro de uma geração.
Como mecanismo para promover a consciência pública, criou o programa do desafio da natureza, pesquisou as 10 maneiras eficazes para ajudar conservar a natureza e melhorar nossa qualidade de vida, convidou o público escolher viver ao menos três delas em suas vidas diárias. Sua lista:
Não use pestícides
Caminhada, bicicleta
Reduza o uso da energia por 10%
Escolha um repouso energy-efficient
Coma carne um dia a menos na semana
Aprenda mais sobre ecologia/meio ambiente
Escolha um veículo econômico em combustível
Transporte alternativo, sustentabilidade ambiental
Compre alimento localmente crescido e produzido
Escolha uma atividade perto do trabalho ou da escolal
Severn Suzuki, filha do Dr. David Suzuki, fez um pronunciamento na ECO 92 com apenas 12 anos, naquela oportunidade, representando a Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente.
wikipedia.qwika.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário