sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ABELHAS ENXERGAM CORES 3 VEZES MAIS RÁPIDO QUE HUMANOS

As abelhas enxergam as cores com uma velocidade três vezes maior do que os seres humanos, segundo um novo estudo divulgado pela Universidade de Londres, em Queen Mary, na Inglaterra. Apesar da habilidade de enxergar rapidamente ser comum para insetos voadores, os cientistas ainda não tinham conhecimento de que as abelhas eram tão velozes para enxergar o colorido. As informações são do site científico Live Science.

A pesquisa é a primeira a alcançar resultados significativos ao comparar a velocidade da visão colorida dos insetos com a monocromática (preto e branco), utilizada para controlar os movimentos. Segundo os pesquisadores Peter Skorupski e Lars Chittka, que coordenaram a investigação, uma visão rápida em cores é extremamente importante na vida das abelhas. “Ela ajuda o animal a manter o controle em locais com luz fraca e facilita o deslocamento entre os arbustos na busca por comida”, explicaram Skorupski e Chittka.

A velocidade com que um organismo enxerga depende da forma como as células do olho capturam imagens e as transmitem para o cérebro. Por exemplo, insetos voadores como as moscas possuem uma visão rápida, o que explica por que os humanos sentem dificuldade para esmagá-los. Por meio dessa visão especial, além de escapar dos predadores, os insetos também conseguem identificar seus pares.

As abelhas utilizam essa habilidade especial de várias maneiras: desviam de objetos, identificam buracos e pequenas entradas, como os das colmeias, e localizam flores essenciais para se alimentar. Os resultados do estudo saíram em artigo noticiado pela revista científica Journal of Neuroscience.

Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário