segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

DONOS DOS NOSSOS RIOS CONTROLAM A EXPLORAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA

EGRÉGORA DA HIERARQUIA DA ÁGUA

Estas empresas transnacionais controlam hoje a exploração de nossos rios para produção de energia. Dentro das novas leis brasileiras de recursos hídricos, poderão controlar dentro brevemente o uso de nossos rios para irrigação, transporte e abastecimento de água.

Tractebel-Suez
Subsidiária belga do conglomerado francês de exploração de água, Suez, S.A.. A Tractebel está construindo a barragem de Cana Brava, no rio Tocantins, com US$160 milhões em financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Tractebel se recusou a reunir com o MAB para discutir a situação de centenas de famílias atingidas, excluídas arbitrariamente de programas de compensação. Controla também as barragens de Itá e Machadinho (rio Uruguai) e tenta adquirir a concessão para construir mais barragens no Tocantins.

Alcoa
A maior empresa de alumínio do mundo, com sede nos Estados Unidos, vem se beneficiando de cerca de 200 milhões de dólares anuais através do uso de energia subsidiada da barragem de Tucuruí (que inundou cerca de 2.820 km2 de florestas tropicais) para sua fábrica de alumínio, Alumar. Planeja construir três grandes barragens na Amazônia que inundarão comunidades indígenas e reservas ecológicas. São sócios também em barragens no rio Pelotas e Uruguai, no Sul do Brasil. Tem parceria também nos rios Pelotas e Uruguai no Sul do Brasil.

BHP Billiton
A maior empresa de minérios do mundo, sediada nos Reinos Unidos, é sócia da ALCOA no controle da Alumar e planeja barragens para a Amazônia. Também é acionista de peso na Cia. Vale do Rio Doce.

Citicorp
Banco dos EUA que tem parte do controle da Cia. Vale do Rio Doce (CVRD), a maior empresa de mineração do Brasil, e da fábrica de alumínio Albrás junto a um consórcio japonês. Está unindo-se a Alcoa e Billiton em planos de novas barragens para a Amazônia para satisfazer sua gula por eletricidade.

AES
Empresa sediada nos EUA e o maior investidor privado no Brasil. Embora afirme "ter orgulho" de sua responsabilidade social, AES tem controle da CEMIG, que em parceria com a CVRD está construindo barragens como as de Aimorés, Igarapava, e Porto Estrela que expulsarão milhares de famílias.

American Eletrical Power (AEP)
Empresa sediada nos EUA e principal acionária da barragem de Lajeado, no rio Tocantins. 15.000 pessoas foram expulsas pela barragem, e o reservatório já está em enchimento. Mas a maior parte dos planos de mitigação dos impactos sociais e ambientais ainda não foram implementados, levando promotores públicos a acusar que há "fraude" no processo de licenciamento.
Eletricidade de Portugal: Associada à AEP na barragem de Lajeado, planeja quatro novas barragens no rio Tocantins.

Southern Company (USA)
associada à AES no controle da CEMIG.

Electricité de France
Associada à AES no controle da Light.

Duke Energy (USA)
Proprietária de barragens no rio Paranapanema e de usina termelétrica em Corumbá (rio Paraguai, no Pantanal)

Endesa (Spain)
Proprietária da barragem de Cachoeira Dourada

brasil.indymedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário