quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ADVOGADOS SEM FRONTERIAS


A etimologia latina da palavra advogado – “ad-vocare” – significa ajudar, defendendo e chamando à razão, isto é, conduzindo o outro à verdade e à sabedoria . Intercedendo em favor de alguém ou de algo.

A língua latina foi assim denominada em função da origem geográfica de um povo habitante da Itália Antiga, Lácio ( em latim latium )onde hoje se situa Roma. Entre seus vizinhos territoriais estavam os etruscos, e os sabinos. Da união destes três povos nasce a civilização romana. Povo que pela arte da guerra, conquista o mundo antigo, difundindo sua cultura e língua. Algumas línguas neolatinas são o português, o francês e o italiano, dentre outras.

Naquele tempo, além do latim na península itálica, se falava o osco, o umbro, o etrusco e também o grego. O latim se sobrepõe pela disciplina e força militar dos romanos.

Há clara derivação da expressão latina, “ad vocatus”, que pode ser traduzido por protetor, patrono, ou seja, aquele que é chamado para proteger. Todos significados claro partem do Direito Romano.

Advogados, guardiões da Justiça, significam em si mesmos, a afirmação da dignificação de valores essenciais, que precisam ser respeitados, que precisam ser defendidos, esclarecendo e contribuindo para um discernimento verdadeiro e justo. O advogado é o homem do discernimento. A língua francesa designa-o por “maître”, isto é, o homem da sabedoria, princípio de todo o verdadeiro discernimento. E este supõe, não apenas o apuramento da verdade dos fatos, mas a busca do que eles significam.

Ultimamente a figura do advogado frente à sociedade tem sido de certa forma, passiva. Embora a valorosa contribuição jurídica dos doutos, juristas, na procura da normalização das relações sociais, é indissociável a figura do advogado em atuação nos conflitos de interesses.

Entendemos que a atitude deve prevalecer aos advogados. Precisam estar à frente. Advogar é defender. Valores éticos. Proteção aos desvalidos. Melhor adequação do indivíduo na utilização de seu meio social. Afastar a tirania. Zelar pelo governo legítimo e justo. Moral, respeito à qualquer diferença, e a prática da equidade nas relações dos seres providos de vida. Mormente sejam humanos, fauna ou flora. Interação. Integração. Honestidade por princípio.

Defender até a última instância a educação como método de batalha. Daí, nossa inevitável comparação à civilização romana. Inspirados pela cultura, e buscando comparação alusiva ao Imperador Otávio Augusto, criador da guarda pretoriana.

Zelou um dia esta guarnição, pela validação das leis pela força. Os imperadores assim praticaram. O escorpião é adotado por Tibério, como símbolo da guarda. Nós agora o adotamos. Abominamos por completo a violência que não saia exclusivamente da pena e seja fruto da intelecção.

Advogado sem fronteira será um ardoroso defensor dos direitos humanos ou não, mas da Justiça como um ponto de honra e glória. O nosso império é o da defesa da lei aplicada ao meio social. Sociedade harmonicamente ligada com a ecologia, o respeito aos seres vivos, e em especial aos mais fracos

Junte-se à nós!!!
Seja voluntário. Leia nossos objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário