segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

BATERIA DE CELULAR FUNCIONA À BASE DE REFRIGERANTE OU SUCO

As biobaterias podem funcionar por um período de tempo de três a quatro vezes maior do que uma bateria convencional  Que tal um celular que funciona com suco ou refrigerante? Pois a designer chinesa Daizi Zheng inventou um aparelho que não usa bateria de lítio.  Para o telefone funcionar, basta colocar qualquer bebida açucarada (suco ou refrigerante). Em vários testes, a designer usou Coca Cola.

A ideia surgiu após ter recebido o convite para desenvolver um celular ecológico para a Nokia. Com isso, Daizi identificou que as baterias se tornaram o grande vilão da sustentabilidade, já que são fontes de energias caras, nocivas ao meio ambiente e que consomem muita matéria prima para serem produzidas.

Para isso, ela pensou em uma maneira de reduzir a utilização de metais pesados encontrados nas baterias. A solução encontrada foram as biobaterias. Essas baterias funcionam a partir da energia elétrica gerada da quebra de moléculas de carboidratos (açúcar, basicamente). Assim, as enzimas atuam como catalisadoras, gerando apenas água e oxigênio como resíduo, bastando para isso um líquido açucarado.

De acordo com a pesquisadora chinesa, que contou com a ajuda dos laboratórios da Nokia no desenvolvimento, as biobaterias podem funcionar por um período de tempo de três a quatro vezes maior do que uma bateria convencional. Sem contar que são completamente biodegradáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário