sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

MOVIMENTO DAS ONDAS CRIAM SONS MUSICAIS - ORGÃO DO MAR


Situado na costa de Zadar, uma cidade da Croacia, encontramos o Órgao do Mar, degraus cravados em rochas que tem em seu interior um interessante sistema de tubulações, que quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam ar e dependendo do tamanho e velocidade da onda criam cordas musicais que são transformadas em sons aleatórios.

Criado em 2005 ganhador do prêmio europeu para espaços públicos European Prize for Urban Public Space o Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo que vêm escutar uma música original que traz muita Paz.

O lugar também é conhecido por oferecer um belo pôr do sol, o que agrada ainda mais as pessoas que visitam a localidade.  Zadar é uma bela cidade litorânea da Croacia e foi duramente castigada durante a Segunda Guerra Mundial.

A Criação do Órgão do Mar é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento. 

A estrutura das "escadas"o detalhamento das cordas e notas musicais, que somadas a energia das ondas criam os sons. As lacunas no concreto servem para o Órgão do Mar "respirar" e também para levar os sons criados na tubulação. 

mentepositiva.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário