quarta-feira, 12 de maio de 2010

ÁGUA ESPACIAL SUPERPESADA ATINGIU O PLANETA DURANTE A SUA JUVENTUDE

Mestre com a barba longa
Chacra Coronário ativado
Uma equipe internacional de cientistas descobriu moléculas de água "superpesadas" no espaço, muito escassas no Universo e que podem ajudar no estudo da formação das estrelas. A equipe de pesquisadores publicou as conclusões no último número da revista "Astrophysical Journal"

"A busca de moléculas enriquecidas em deutério é um dos atuais centros de interesse da astroquímica e uma das chaves para entender o processo de formação estelar", explicou Juan Ramón Pardo, do Instituto de Estrutura da Matéria (do Centro Superior de Pesquisas Científicas) em Madri, que faz parte do projeto.

"A detecção de água 'superpesada' no sistema IRAS 16293, uma nuvem de gás que representa o estado prévio ao nascimento de uma nova estrela, possibilitará um estudo mais detalhado da química que leva a aparição deste tipo de molécula", acrescentou.

A presença de moléculas com deutério em meteoritos e cometas (em uma etapa da evolução estelar muito posterior à observada no estudo) é associada a uma das teorias que tentam explicar a existência de água na Terra. A origem da água é relacionada aos pequenos corpos interplanetários (meteoritos) que atingiram o planeta durante sua juventude.

Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário