quarta-feira, 12 de maio de 2010

A ÁGUA PRECEDE TODAS AS FORMAS E SUSTENTA TODA A CRIAÇÃO

Eu usaria a Água
se me pedissem para construir uma religião
é o que faz a maioria das religiões
Philip Larkin, em 1954.

A água é "a fonte e a origem, o reservatório de todas as possibilidades de existência; ela precede todas as formas e sustenta toda a criação", explicou o historiador da religião Mircea Eliade nos anos 1950.

Assim tem sido desde o começo da história humana e, de acordo com as lendas, mesmo antes. Diz o Gênesis que o mundo ganhou vida com uma determinação de Deus: "Haja firmamento no meio das águas".

Os babilônios acreditavam que o mundo era feito de uma mistura de água doce e salgada. Os índios pimas da América do Norte dizem que a Mãe Terra foi fecundada por uma gota d'água. A inundação cataclísmica que destrói uma civilização também é um arquétipo hídrico e faz parte das culturas hebraica, grega e asteca.

O corpo tem sede. O espírito também. "Sinto necessidade de viver perto de um lago", escreveu o psiquiatra suíço Carl Jung, que mergulhou na psique e igualou a água ao inconsciente. "Sem água ninguém poderia viver, pensei."

Desde nossa entrada no mundo em meio a um jorro de líquido amniótico, a água flui por nossa vida, traçando uma linha entre o sagrado e o profano. Somos imersos, embebidos, mergulhados, aspergidos – e bênçãos fluem, profundas e amplas como o rio Jordão das Escrituras, maravilhosas como a nascente de Lourdes, catárticas como as lágrimas. Nathional Geopraphic

Nenhum comentário:

Postar um comentário