terça-feira, 11 de junho de 2013

POPULAÇÃO DE ABELHAS DOS EUA CAIU 31% NO ÚLTIMO INVERNO

Quase um terço das abelhas de colônias espalhadas pelos Estados Unidos morreu durante o inverno 2012-2013, sem que tenha sido possível determinar uma razão particular, revelou nesta terça-feira (7) um estudo realizado pelo Departamento de Agricultura americano (USDA) e associações profissionais.

Segundo a agência de notícias France Presse, a população de abelhas diminuiu 31,1% no inverno passado, segundo resultados preliminares da pesquisa com mais de 6.200 apicultores dos EUA feito pelo USDA, em colaboração com as associações AIA (Inspetores Apícolas dos Estados Unidos) e Bee Informed Partnership.

A produção de todos os entrevistados representa 22,9% da produção total de abelhas do país, que é de 2,62 milhões de colônias. A perda de abelhas nos últimos meses nos Estados Unidos é 42% maior do que no inverno anterior, quando 21,9% delas pereceram.

As abelhas sofrem há seis anos taxas de mortalidade muito elevadas, de 30,5% em média, sem que os especialistas entrem em acordo em atribuí-lo a um fator único.

Segundo as autoridades americanas, várias razões incidem na mortalidade das abelhas nos últimos anos, sem que nenhuma seja prevalente, como “parasitas, doenças, fatores genéticos, uma má nutrição e a exposição aos pesticidas”. “Uma perda de 15% das colônias é considerada ‘aceitável’, mas 70% (dos apicultores) informaram perdas mais importantes”, destacou o estudo.

Pesticidas na Europa – Na última semana, uma decisão da Comissão Europeia proibiu o comércio três inseticidas mortais para as abelhas na União Europeia (UE) durante dois anos a partir de julho.

Durante a votação, 15 países, entre eles França e Alemanha, foram favoráveis à proposta de proibição apresentada pela Comissão Europeia. Oito países, entre eles Reino Unido, Itália e Hungria, votaram contra, e quatro, entre eles a Irlanda, se abstiveram.

Concretamente, a Comissão Europeia suspenderá durante dois anos a utilização de três neonicotinoides – clotianidina, imidacloprid e tiametoxam – presentes em pesticidas fabricados para quatro tipos de cultivos: milho, colza, girassol e algodão.
De acordo com pesquisa publicada em outubro passado na revista “Nature”, os pesticidas neonicotinoides e piretroide estariam matando zangões e prejudicando a habilidade deles para se alimentar. Assim, colônias vitais para a polinização das plantas podem vir a não desempenhar as suas tarefas.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário