quinta-feira, 6 de junho de 2013

ATLÂNTIDA BRASILEIRA MITOLÓGICA ILHA DE HY-BRASIL

Hy-Brasil começou a aparecer nos mapas em 1325

Sem dúvida, você já ouviu falar bastante sobre Atlântida, a cidade perdida no meio do oceano que separa as Américas da Europa e África. A lenda foi tão famosa na antiguidade que, até hoje, se fala do local. Entretanto, o que muita gente não conhece é a lenda da segunda ilha perdida no Atlântico. Essa seria a Ilha de Hy-Brasil, encontrada por alguns navegadores a oeste da Irlanda. As histórias desses exploradores são tão vívidas e, em certo ponto, coerentes, que a maioria dos mapas feitos nos séculos XIV e XV posicionam o local praticamente na mesma região.
Muita gente acredita que o mito de Atlântida teria profundas relações com a possível existência de Hy-Brasil. As descrições de ambas as lendas falam de uma sociedade avançada cheia de riquezas e perdida no meio do oceano. Ao contrário de Atlântida, que estaria afundada para sempre no mar, Hy-Brasil é um local que aparece aos olhos humanos uma vez a cada sete anos
O nome do Brasil tem a ver com essa ilha mitológica? Existe a possibilidade de isso ser verdadeiro. Entretanto, como sabemos, o Pau Brasil é a fonte mais provável do nome de nosso país, mas a origem da designação dessa árvore pode ser relacionada às lendas de Hy-Brasil. Fora isso, como a ilha seria um local cheio de riquezas, é possível ainda que o país tenha de fato recebido esse nome por conta também de suas riquezas naturais em analogia.
Outra teoria mais especulativa fala sobre os elementos da nossa bandeira relacionados ao formato da ilha de Hy-Brasil. O local mitológico seria uma formação de terra em formato de um círculo perfeito com um canal em semicírculo o cortando ao meio. Coincidência ou não, o círculo central da bandeira brasileira tem exatamente esse desenho.
Hy-Brasil seria uma sociedade avançada, 
cheia de ouro, prata e outras riquezas.

O globo do céu azul com as estrelas representando as unidades da federação é cortado por uma figura no mesmo estilo do canal de Hy-Brasil, onde encontramos o nosso lema. Entretanto, o significado oficial para essa representação é simplesmente a Linha do Equador que cortava o norte do antigo território do Pará. 

A ilha misteriosa que aparece a cada sete anos começou a ser colocada nos mapas a partir de 1325, muito tempo antes dos portugueses chegarem a esta parte da América
O cartógrafo genovês Angelino Dalorto marcou a ilha a oeste da Irlanda. Depois disso diversos cartógrafos seguiram o exemplo genovês e fizeram o mesmo. 
Como a localização marcada nos mapas, a ilha passou a ser procurada com o objetivo de verificar a sua existência e definir a sua localização correta. Entretanto, a tarefa nunca foi fácil. Mesmo assim, alguns navegadores afirmam ter conseguido colocar os pés no local mitológico e trazido ouro, prata e até um ancião provenientes de Hy-Brasil.
Uma neblina deixa transparecer a ilha a cada sete anos

O relato mais famoso sobre uma viagem ao local foi o do Capitão irlandês John Nisbet. Segundo ele contou, seu navio estava navegando próximo à costa irlandesa e, de repente, uma neblina se formou. Assim que ela desapareceu, os tripulantes perceberam que o barco estava já muito próximo das rochas. Eles ancoraram e, em seguida, quatro membros da tripulação foram visitar a ilha.
Um dia após a partida, os visitantes voltaram ao navio com ouro e prata e trouxeram também o velho homem mencionado anteriormente. Assim que o navio retornou para a costa irlandesa, outro foi mandado para Hy-Brasil, que também conseguiu encontrar o local. Além desses, dezenas de histórias foram contadas sobre o lugar que nunca mais pôde ser comprovado.
Além disso, estudos na região onde deveria estar a ilha de Hy-Brasil mostram que já pôde ter existido terra firme naquele local, levando em conta traços como a presença de algumas conchas e o relevo do fundo do mar ali e até no norte da Irlanda.
A localização exata da ilha nunca pôde ser comprovada

Hoje, mesmo com o monitoramento por satélite de todo o globo, a ilha de Hy-Brasil nunca mais foi avistada. Se a lenda realmente fosse verdadeira, isso poderia ser explicado pelo curto período de aparição do local, que pode ter driblado as visitas dos satélites sobre a Irlanda.
Mas o que você acha? Esta ilha misteriosa realmente existe ou existiu nos séculos anteriores? Teria Teixeira Mendes, o criador do formato atual de nossa bandeira, se inspirado no desenho da ilha misteriosa?
Por Leonardo Müller
Fonte Historic Mysteries
Publicado por luxcuritiba em maio 19, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário