quinta-feira, 1 de julho de 2010

ÁRVORES RARAS SE INCOMODAM COM A MESMA ESPECIE


Um área de pesquisas do tamanho de cerca de cem campos de futebol na floresta tropical do Panamá é cenário de um experimento que acaba de jogar luz sobre uma questão intrigante a respeito dos ecossistemas – o motivo pelo qual algumas espécies são mais raras que outras.

Estudo publicado na última edição da revista "Science" aponta que as árvores mais raras na floresta tropical apresentam maior sensibilidade à presença de indivíduos da mesma espécie nas proximidades. Quanto maior a concentração dessas espécies em determinada área, menor é a chance de sobrevivência de suas mudas.

Entre vegetais de espécies diferentes não foi possível determinar este tipo de relação. Não está claro exatamente o que faz com que as plantas do mesmo tipo prejudiquem umas às outras.

Segundo informações do Smithsonian Tropical Research Institute, nos EUA, a pesquisa liderada por Liza Comita é resultado de quase uma década de medições e observações na área de floresta preparada especialmente para estudos sobre o funcionamento do ecossistema – mais de 400 mil árvores e arbustos de 300 espécies foram marcadas pelos cientistas.

“Com base na informação sobre a sobrevivência de mais de 30 mil mudas de 180 espécies de árvores tropicais, chegamos à conclusão de que aquelas de espécies raras são muito mais sensíveis à presença de vizinhos de sua própria espécie", detalha.   

G1

Um comentário:

  1. Os Orquidofilos sabem , orquideas (algumas) ñ se dão bem perto de outras, separandoas melhoram seu aspecto e vitalidade, e a luta de diverças especies de arvores, em cima da terra é feroz pela luz, e em baixo pelo alimento e agua.

    ResponderExcluir