domingo, 6 de julho de 2014

GARGAREJO COM ÁGUA E SAL PODE SER O MELHOR REMÉDIO PARA O RESFRIADO

De todos os remédios que tomamos para o resfriado comum, o tempo é o único que realmente o cura. E não importa o quanto você esteja entupido de antibióticos, os sintomas da doença, que são um tanto quanto desconfortáveis, parecem não aliviar.
Existe outra saída: já faz um tempo que especialistas da área da saúde descobriram uma receita caseira que parece funcionar para aliviar a miséria do resfriado – gargarejar com água salgada.
Em um estudo de 2005, pesquisadores recrutaram quase 400 voluntários saudáveis e os acompanharam por 60 dias durante a temporada de gripes e resfriados. Alguns deles foram orientados a gargarejar água salgada três vezes ao dia.
No final do período de estudo, as pessoas do grupo que fizeram gargarejo regularmente tiveram uma diminuição de quase 40% nas infecções respiratórias em comparação com o grupo de controle, e quando algum deles ficou doente, o gargarejo tendeu a atenuar os sintomas brônquicos. Outros estudos também têm provado que o gargarejo é útil contra dores de garganta e congestão.
Porque o gargarejo com água salgada ajuda, então, a diminuir sintomas como dor, coceira na garganta e congestão respiratória?
Por diversas razões. Segundo os médicos, a solução salina pode tirar o excesso de fluidos dos tecidos inflamados na garganta, fazendo-os doer menos. O gargarejo também solta o muco espesso, aliviando a respiração. E se o muco vai embora, vão embora também substâncias irritantes como alérgenos, bactérias e fungos da garganta.
Para obter melhores resultados do seu gargarejo, os médicos aconselham que as pessoas dissolvam meia colher de chá de sal em um copo cheio de água morna, e façam gargarejo com a solução por alguns segundos antes de cuspi-la. Os adultos que quiserem uma solução mais tolerável contra a tosse e a dor de garganta podem tentar misturar água morna com limão e mel; nesse caso, não há necessidade de cuspi-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário