domingo, 6 de julho de 2014

ÁGUA É ENCONTRADA FREQUENTEMENTE EM ASTERÓIDES

Seis meses atrás, cientistas encontraram evidências de água congelada e moléculas orgânicas no asteróide 65 Cybele. Recentemente, a mesma coisa foi descoberta em outro asteróide, o 24 Themis.
Os pesquisadores analisaram o 65 Cybele, que tem um diâmetro de cerca de 290 km e circunda o sol no cinturão de asteróides entre as órbitas de Marte e Júpiter. O grupo usou equipamentos da NASA e os telescópios revelaram água congelada e resíduos sólidos orgânicos complexos na superfície da rocha espacial.
 
O Themis fica na mesma região do cinturão de asteróides do Cybele. Muitos cientistas acreditavam que os asteróides desse cinturão estavam perto demais do sol para conter água gelada.
Por isso as descobertas mudaram a visão dos astrônomos sobre os asteróides. Os resultados sugerem que a água congelada é comum nas rochas espaciais do nosso sistema solar, e segundo os cientistas, é possível que os asteróides tenham até sido responsáveis por fornecer materiais essenciais ao desenvolvimento vida na Terra primitiva.
Essas evidências apóiam a teoria de que os asteróides podem ter caído na Terra e trazido água ao planeta. Encontrar água congelada nas rochas espaciais hoje, 4,6 bilhões de anos após o nascimento do sistema solar, sugere que os asteróides forneceram boa parte da água aos oceanos da Terra e talvez algumas das complexas moléculas orgânicas que serviram para o início da vida no planeta.
Os pesquisadores sabem que muitas rochas espaciais caíram na Terra durante toda a existência do planeta. Em particular, os cientistas acreditam que uma rocha gigante que colidiu com a Terra a 4,5 bilhões de anos eventualmente se tornou a nossa lua. Porém, a colisão esquentaria tanto o planeta que toda a água na Terra teria sido vaporizada. Então, como os oceanos teriam se formado?
Os cometas também têm uma grande quantidade de água, mas não são os candidatos ideais para ter preenchido nossos oceanos, pois sua água é de uma natureza diferente da maior parte da água na Terra.
Tudo isso reforça os argumentos de que foram os asteróides que forneceram água para a Terra primitiva. Nos primórdios do sistema solar, os asteróides provavelmente se chocavam com o planeta muito mais frequentemente do que hoje. [LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário