sábado, 19 de julho de 2014

FACEBOOK ESTÁ RUMANDO PARA A DOMINAÇÃO TOTAL DO MUNDO

De maneira lenta, gradual e segura, a rede social Facebook está prestes a dominar
planeta. Desde o mês passado, o Império de Mark Zuckerberg pode orgulhosamente ser considerada a rede social reinante em 127 dos 137 países pesquisados. E dá-lhe prints de termômetros e citações de Clarice Lispector.

Além disso, é uma grande evolução considerando o posto do Facebook apenas três anos atrás. Como você pode observar pelas figuras, a rede mal conseguia dominar um continente inteiro e praticamente inexistia em países asiáticos. Agora, o Facebook está mesmo ultrapassando o saudoso Orkut, a rede social uma vez superpopular entre nós, brasileiros, e paraguaios e indianos. Quem não lembra da nossa fase de scraps, depoimentos não aceitáveis e buddy poke?
 
O Qzone ainda é, claro, dominante na China, onde as pessoas têm que se contentar com sua própria versão de sites populares em um país notório por sua restrição à internet. O curioso caso é do Irã, arqui-rival dos Estados Unidos, país Natal de Zuck, onde o Face já foi dominante, e agora perdeu seu reinado.


Vale a pena ressaltar também o fim da diversidade de redes sociais espalhadas pelo globo. Se em junho de 2009 o mapa mundi apontava 17 sites de relacionamentos relevantes mundialmente, em junho deste ano são apenas seis. E, com exceção da Rússia, da China e do Irã, que possuem sua própria rede social nacional, existem apenas outros dois sites que tentam ainda se manter vivos no Leste Europeu frente à ameaça do FB.
Nesse ritmo – Facebook já possui cerca de 1,2 bilhões de usuários ativos mensais –, é só uma questão de tempo até que todos os países do planeta sejam pintados de azul. Depois, vai ser só esperar sua decadência. Porque se a História nos ensinou alguma coisa até agora, foi que todo império surge, conquista territórios, atinge seu auge, e entra em declínio. Sua hora também vai chegar, Zuck. 

Gizmondo

Nenhum comentário:

Postar um comentário