terça-feira, 22 de junho de 2010

INSETOS FAZEM REFORMA AGRÁRIA PARA OCUPAR PLANTAS


Insetos não utilizam a planta toda e, por isso, dividem o convívio

Se o assunto for a divisão justa do espaço, pode contar com a sabedoria dos insetos. Um estudo publicado revela que esses animais são capazes de fazer um tipo de "reforma agrária", dividindo uma mesma planta de acordo com suas necessidades para o bom convívio de todos. Uma espécie de inseto, por exemplo, pode viver em apenas uma parte de uma planta – enquanto outra atua do outro lado.

Até agora a maioria dos pesquisadores acreditava que a diversidade de plantas equivalia à diversidade de insetos que viviam nelas. A pesquisa feita com moscas-de-fruta apresentada na revista “Science” desta semana, no entanto, revela que insetos diferentes podem conviver no mesmo vegetal. Em uma das espécies de planta analisadas, nada menos que 13 espécies conviviam harmoniosamente.

De 45 espécies estudadas, apenas uma se alimentava tanto das sementes quanto das flores, por exemplo. Todas as demais se especializam em apenas uma das duas. A divisão ia ainda além em algumas que comiam apenas flores fêmeas ou apenas machos.

Os pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, também se surpreenderam com um grande número de espécies “escondidas”, que não davam qualquer sinal de sua presença. Para detectá-las, os cientistas precisaram fazer exames de DNA. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário