quinta-feira, 20 de setembro de 2012

COMO AS ABELHAS SE COMUNICAM POR MOVIMENTO

As abelhas são os únicos animais, além dos humanos, que são conhecidos por compartilhar uma comunicação simbólica complexa. Até o momento, muitas pesquisas científicas foram realizadas em colônias de abelhas produtoras de mel, incluindo as variedades de abelhas sem ferrão, a fim de compreender melhor os seus padrões de comunicação.No entanto, exatamente como as abelhas se comunicam entre si que as tornam uma criatura tão interessante de observar.

Movimento e Dança.
Em geral, as abelhas têm inúmeras maneiras de se comunicar com outros membros da colméia. Uma das formas mais freqüentes de comunicação entre as abelhas é a da movimentação ou dança. A dança é uma forma simbólica de comunicação que é normalmente observada em abelhas operárias e lhes permite comunicar as outras trabalhadoras, os locais mais próximos onde os alimentos podem ser encontrados. Esta comunicação é chamada de “dança waggle", e acredita-se que as abelhas batedoras informam pela dança o local onde encontraram alimentos para as outras abelhas operárias quando elas voltam para a colméia.
A dança é composta de muitas técnicas sutis de comunicação simbólica, incluindo o bater de asa que se acredita ser para informar as outras abelhas a distância exata da fonte de alimento. O alinhamento do corpo da abelha também serve para informar as outras abelhas a direção que terá de viajaR para encontrar o local de alimentação.
Uma abelha, que localiza um local de alimentação que é bem próximo à colméia, em torno de uma distância de cinqüenta metros ou menos, normalmente apresenta uma dança em que os movimentos são mais limitados e arredondados, conhecido como a "dança round ". No entanto, uma abelha que descobriu um local de alimentação que está mais longe da colméia, até cento e cinqüenta metros, irá mostrar os movimentos que são mais abertos e em forma crescente, conhecida como a "dança da foice”.

Os odores e os feromônios
Outra forma de as abelhas se comunicarem umas com as outros é através do odor e dos feromônios. Os feromônios desempenham um importante papel no comportamento reprodutivo da abelha e a abelha rainha emite feromônios para deixar os zangões sabendo que ela está pronta para acasalar e para tranqüilizar a colônia de sua segurança. A rainha também usa os feromônios para dissuadir as abelhas fêmeas de acasalamento.
Os odores do feromônio também fazem parte da comunicação das abelhas na defensiva, e pensasse que os feromônios são emitidos quando uma abelha pica um animal que acredita ser uma ameaça. Então, outras abelhas são alertadas para o perigo da colméia, e podem resultar em que o atacante seja picado várias vezes. Ao se comunicarem através da dança, as abelhas também irão recolher os odores das flores que dão as abelhas operárias mais informações sobre a localização da fonte de alimento.
Partilha dos alimentos
Para as abelhas, a partilha de alimentos é outro importante método de comunicação, particularmente quando combinada com outras formas de comunicação tais como a dança. Quando uma batedora retorna à colméia de abelhas para comunicar o paradeiro dos alimentos, elas também podem trazer uma amostra da fonte de alimento e compartilhar isso com as outras abelhas operárias para comunicar a qualidade do alimento que é oferecido a elas. Isso fornece incentivo adicional para as operárias de viajar longas distâncias e trazê-lo de volta para a colméia.

http://insects.about.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário