sábado, 11 de dezembro de 2010

PAPELÃO RECICLADO EM BOLA DE FUTEBOL

O estúdio sul-coreano Unplug Design está desenvolvendo um projeto chamado Dream Ball, em que caixas de suprimentos utilizadas para o envio de alimentos e remédios para crianças de terceiro mundo possam ser recicladas em bolas de futebol.

Os designers criaram padrões para o papelão que, quando seguidos em recortes e montagem, resultam em uma bola feita com o papel das caixas. A intenção é poder proporcionar diversão para crianças de países como Tanzânia, Ruanda, Burundi e Somália, já que dificilmente elas têm dinheiro para ter uma bola, frequentemente fazendo bolas com sacolas plásticas ou folhas de coqueiros.

Os padrões do papel da caixa, associados às instruções anexas, permitem que qualquer criança monte a bola com a caixa vazia. Os tamanhos das caixas e dos padrões criados pelos designers influenciam no tamanho final da bola. Em relação ao material, os designers partiram do pressuposto que as crianças vão jogar descalças, portanto, usam o próprio papel (que pode ser reciclado) e sua espessura muda a intensidade e elasticidade da Dream Ball. Sediado em Seul, o estúdio Unplug Design procura pessoas interessadas em ajudar a levar seu projeto para a realidade.
PEGN

Um comentário: