terça-feira, 29 de dezembro de 2009

BAMBU E SISAL VIRAM REFORÇO DE FIBROCIMENTO

As sobras da bucha de sisal, que geralmente são jogadas fora nos processos de fabricação de cordas, podem fornecer uma importante matéria-prima para a indústria de materiais de construção.

A descoberta é da equipe do professor Holmer Savastano Júnior, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga.

Os pesquisadores desenvolveram uma técnica para a obtenção de fibras a partir da sobra rejeitada do sisal que pode gerar renda e aprimorar a cadeia produtiva da planta, que envolve hoje, no país, mais de 700 mil pessoas em atividades diretas e indiretas.

Chamado de polpação organossolve, o processo consiste em dissolver a massa do sisal por meio da aplicação de pressão, alta temperatura e de etanol, que funciona como reagente.

O objetivo da polpação organossolve é quebrar a lignina que mantém as fibras unidas - a lignina é uma macromolécula associada à celulose na parede celular que dá rigidez e proteção às plantas.

Os processos convencionais para obtenção de fibras ou celulose utilizam o método kraft, que, além de envolver um processo químico mais agressivo, é viável somente em larga escala. "Uma grande vantagem do organossolve é ser adaptável a plantas de pequeno porte, o que o torna adequado a pequenos produtores", contou Savastano.

Outro ponto que acentua a função social da nova técnica é o fato de ela aproveitar um rejeito da indústria do sisal. Desse modo, a fibra para reforçar cimento não será retirada da indústria da cordoaria, ramo que mais utiliza o sisal como matéria-prima.

O fibrocimento poderá ser mais um braço da cadeia produtiva do sisal, planta que tem o Brasil como maior produtor mundial. O material obtido da planta do semiárido, segundo a pesquisa, pode entrar na fabricação de telhas, divisórias, suportes de ar-condicionado, caixas d'água e demais estruturas que atualmente utilizam outros tipos de fibras.

Um dos desafios da equipe de Savastano é reduzir a degradação que o sisal sofre em um produto de construção a base de cimento. Como toda fibra natural, ela sofre os efeitos da alcalinidade do cimento, decompondo-se com o passar do tempo.

Por causa disso, as peças de fibrocimento desenvolvidas contêm um porcentual de fibras sintéticas, como PVA (polivinil álcool) e PP (polipropileno). "Queremos agora aumentar o teor da fibra natural e reduzir o de materiais sintéticos", disse.
Além do sisal, o grupo da USP começou a pesquisar também a fibra de bambu como componente de fibrocimento.

A engenheira agrícola Viviane da Costa Correa, orientanda de Savastano, desenvolve em seu mestrado o processo organossolve aplicado ao bambu. "Estamos estabelecendo a temperatura e o tempo ideais para a obtenção da fibra de bambu", disse Viviane.

Os ajustes sobre a polpação do bambu estão sendo feitos com o apoio do grupo do professor Antonio Aprigio Curvelo, do Instituto de Química de São Carlos da USP

Além de fornecer fibras para reforço de cimento, o bambu também poderá servir de matéria-prima para celulose e papel. "O bambu é uma gramínea gigante que está presente em vastas extensões do Brasil, por isso esses processos poderão gerar um grande impacto no desenvolvimento econômico do país", destacou Savastano

www.inovacaotecnologica.com.br/

Um comentário:

  1. Saudações! E parabéns pela matéria.
    Realmente, as fibras de sisal, de bambu e de vários outros vegetais, têm um diversificado e enorme potencial a ser explorado.
    O uso do bambu em concreto armado e de fibras de sisal em fixação de peças de gesso são exemplos práticos. A revista Globo Rural nº 2 trouxe uma reportagem mostrando como usar o bambu em substituição ao aço na fabricação de postes de cimento para fazendas.
    Seria de grande utilidade, uma vez concluídos os estudos, a AMPLA DIVULGAÇÃO dos resultados em todas as instituições científicas, mídia em geral, ministérios e órgãos públicos de ciência e tecnologia de desenvolvimento social, meio ambiente,etc.
    Parabéns pelo trabalho!
    Prof Dejair R Oliveira, SEE - DF.
    dejairoliveira2004@yahoo.com.br

    ResponderExcluir