sexta-feira, 29 de março de 2013

INDIGENAS TRATADO DE LANCASTER

Por ocasião do tratado de Lancaster, na Pensilvânia (EUA), no ano de 1744, entre o governo da Virgínia e seis nações indígenas, os representantes da Virgínia informaram aos índios que em Williamsburg havia um colégio dotado de fundos para a educação de jovens índios e que, se os chefes das seis nações quisessem enviar meia dúzia de seus meninos, o governo se responsabilizaria para que eles fossem bem tratados e aprendessem todos os conhecimentos do homem branco.

A essa oferta, o representante dos índios respondeu:
“Apreciamos enormemente o tipo de educação que é dada nesses colégios e nos damos conta de que os cuidados de nossos jovens, durante sua permanência entre vocês será custoso. Estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo coração.


Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa.

... Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando voltaram para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.

Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores da Virgínia que nos enviem alguns de seus jovens que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos deles homens.”

Extraído de um texto escrito por Benjamin Franklin

wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário