sábado, 27 de novembro de 2010

IBM PROJETA PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL À BASE DE PLANTAS

Fabricação de plástico a partir de plantas para substituir produtos à base de petróleo nocivos para o ambiente foi anunciado pelos pesquisadores da IBM.

Segundo Chandrasekhar Spike Narayan, diretor de Ciência e Tecnologia do Centro de Pesquisas da IBM em Almaden, no norte da Califórnia, a empresa promete a obtenção de um plástico biodegradável fabricado de tal maneira que permita economizar energia.

Os resultados das pesquisas anunciam o início de uma era de sustentabilidade para a indústria do plástico, com produtos quase eternos que não encherão os aterros, ressaltaram os pesquisadores das universidades se Almaden e Stanford.

Em comunicado, a IBM informou que: “esta descoberta e este novo enfoque através do uso de catalisadores orgânicos poderão permitir-nos obter moléculas bem definidas e biodegradáveis a partir de fontes renováveis de uma maneira responsável para com o meio ambiente”.

A descoberta da química verde com catalisadores orgânicos permite reciclar o plástico várias vezes, em vez de apenas uma, como ocorre com o fabricado através do uso de catalisadores de óxido de metal. Os plásticos verdes poderão também servir para aperfeiçoar tratamentos médicos.
“Estamos explorando novas formas de aplicar a tecnologia e a nossa perícia em ciências materiais para criar um sólido futuro sustentável para o meio ambiente” afirmou o diretor do laboratório de pesquisas, Almaden Cheng.

IBM está trabalhando para que a descoberta beneficie a reciclagem de plásticos utilizados em embalagens de alimentos e bebidas. “Estamos estudando a variedade de coisas que podemos fazer com isso”, reforçou Narayan.

Os resultados do trabalho foram publicados esta semana na revista American Chemical Society´s Macromolecules.

aldoriaotserver.forumvila.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário