segunda-feira, 20 de maio de 2019

COMO LOBOS RECUPERARAM O ECOSSISTEMA DO PARQUE YELLOWSTONE


Aprendemos na aula de biologia que a cadeia alimentar se forma de baixo para cima. Existem as plantas, que são fornecedoras de nutrientes. A partir delas vem insetos, aves, pequenos roedores, herbívoros maiores, até chegarem os predadores lá em cima. Até bem recentemente, todas as tentativas de reequilibrar ecossistemas seguiam essa premissa, e partiam da base da pirâmide.
Chegada dos lobos a Yellowstone em 1995 – foto: NPS

Os lobos tinham sido erradicados no Yellowstone National Park, no noroeste dos Estados Unidos, há 70 anos. Em 1995, seguindo o Endangered Species Act, o US Fish and Wildlife Servicere introduziu uma alcateia de 14 lobos vindos do Canadá. Nos anos seguintes, mais algumas dezenas foram trazidas de outras partes da região. 20 anos depois, a transformação do parque é inacreditável: o número de animais – e de espécies – aumentou muito, a floresta teve uma recuperação expressiva, e até os rios mudaram. A chegada dos lobos causou uma mudança em cascata nos hábitos dos animais dos outros níveis tróficos. Ou seja: a cascata trófica nada mais é que o efeito indireto que um nível trófico exerce nos demais, começando pelo topo da cadeia alimentar.

Sem lobos, os alces e veados não tinham predadores, então podiam circular livremente e comer felizes e contentes toda a vegetação dos vales do parque. Quando chegaram os lobos, eles foram obrigados a seguir um padrão de comportamento mais seguro, se refugiando nas terras altas. Isso fez a vegetação crescer mais (em 10 anos, algumas árvores quintuplicaram de tamanho). Árvores mais altas significam mais aves, insetos, e mais castores. Esses, veja só, com suas barreiras criaram represas que atraíram lontras, patos, peixes e anfíbios. Os lobos caçam coiotes, o que fez o número de coelhos e ratos crescer, e esses atraíram falcões, doninhas e raposas. Texugos e corvos chegaram para se alimentar das sobras das caças dos lobos. Ursos também apareceram, em parte pela caça farta, mas também pelo aumento das frutas nas árvores e arbustos. O crescimento da mata afetou as margens dos rios, pois as raízes reduzem a erosão. Os rios tiveram seus cursos estabilizados, passaram a formar piscinas naturais, e os canais estreitaram. Os lobos mudaram não só o ecossistema, mas a geografia do parque.
Yellowstone Park em 2010 – foto: Acroterion

O que aconteceu em Yellowstone é tão surpreendente, que os cientistas não são capazes de explicar o verdadeiro alcance da cascata trófica.  A reintrodução dos lobos em um ambiente, que naturalmente precisava deles, causou um impacto grande.

20 anos é bem pouco tempo para se avaliar a real recuperação do ecossistema que vem sendo destruído pelo homem a séculos.

Maiza Raquel Martins Clementi enviou esta Mensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário