sábado, 6 de maio de 2017

DESTILADOR MOVIDO A ENERGIA SOLAR TRANSFORMA ÁGUA POLUIDA OU SALGADA EM POTÁVEL


A startup SunDWater criou destilador, movido a energia solar, que transforma água poluída ou salgada em água potável. O conceito foi desenvolvido por Shimon Bem-Dor durante a seca que atingiu Israel em 2009. Hoje o protótipo está instalado próximo ao Mar Morto e é capaz de purificar 400 litros de água por dia.

O baixo custo de sua manutenção é crucial para viabilizar a produção em larga escala. Segundo o CEO da empresa, Shimmy Zimels, “cerca de 97% da água do mundo é salgada ou poluída”. Por isso, aproximadamente um bilhão de pessoas não têm acesso fácil ao recurso, que deveria ser direito básico garantido.

A água é puxada para dentro do dispositivo, que tem 43 metros quadrados e concentra os raios de sol para acelerar a evaporação. O vapor da água é  direcionado para um cilindro que a condensa e transforma em água fresca, como sua composição natural. A tecnologia é biomimética pura: o processo é o mesmo que acontece na natureza, a partir da chuva. “Nós apenas usamos a natureza para melhorar ainda mais seu processo”, explica Zimels.

 

SunDwaternew
The Greenest Post;

Nenhum comentário:

Postar um comentário