sábado, 7 de maio de 2016

ÁRVORE PRODUZ 40 TIPOS DIFERENTES DE FRUTAS

O premiado artista Sam Van Aken produziu uma árvore frutífera híbrida que produz 40 variedades diferentes de frutas de caroço por ano.
 
Professor de arte da Universidade de Syracuse, nos EUA, Van Aken cresceu numa fazenda da família antes de prosseguir uma carreira como artista, e combinou o seu conhecimento dos dois para desenvolver sua incrível árvore de 40 frutos.

Em 2008, Van Aken descobriu que um pomar na Estação Experimental Agrícola do Estado de Nova York estava prestes a ser encerrado devido à falta de financiamento.

Este único pomar cresceu um grande número de variedades nativas de frutas de caroço, e algumas tinham entre 150 e 200 anos de idade. Perder este pomar tornaria extintas muitas dessas variedades raras e antigas de frutas.

Para as preservar, Van Aken comprou o pomar, e passou os anos seguintes a tentar descobrir como enxertar partes das árvores numa única árvore frutífera.

Trabalhando com um grupo de mais de 250 variedades de frutas de caroço, Van Aken desenvolveu um cronograma de quando cada uma florescia em relação à outra e começou a enxertar algumas na estrutura da raiz de uma árvore.

Uma vez que a árvore tinha cerca de dois anos de idade, Van Aken usou uma técnica chamada chip de enxertia para adicionar mais variedades em ramos distintos. Esta técnica envolve a retirada de um pedaço de uma árvore de fruta que inclui o botão, e inserir numa incisão na árvore de trabalho.

Após cerca de cinco anos e vários ramos enxertados, a primeira árvore de 40 frutos de Van Aken estava completa. A árvore parece uma árvore normal na maior parte do ano, mas na Primavera revela um mosaico impressionante de flores rosas, brancas, vermelhas e roxas.

Essas flores transformam-se numa matriz de ameixas, pêssegos, damascos, nectarinas, cerejas e amêndoas, durante os meses de verão. Não só é um belo exemplar, mas também está a ajudar a preservar a diversidade de frutas de caroço do mundo.

As frutas de caroço são seleccionadas para cultivo comercial tendo por base em primeiro lugar o tempo que se mantêm e, em seguida, o quão grande crescem, depois é considerado o seu visual e por fim o seu sabor é tomado em conta.

Isto significa que existem milhares de variedades de frutas de caroço no mundo, mas apenas algumas são consideradas comercialmente viáveis, mesmo que não tenham o melhor sabor, ou sejam mais nutritivas.

Van Aken produziu 16 árvores de 40 frutos até ao momento, tendo já plantado em museus, centros comunitários, e coleções de arte privadas em todo os EUA. Ele agora planeia produzir um pequeno pomar dessas árvores num cenário da cidade.


Claro, a pergunta óbvia que permanece é o que acontece com todos os frutos que são colhidos destas plantas? Van Aken afirma que a árvore não produz apenas um fruto em excesso mas sim boas quantidades de cada uma das variedades presentes. Veja abaixo o video com a apresentação da árvore. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário