terça-feira, 21 de maio de 2013

SEMINÁRIO NOS EUA DISCUTE SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA

No próximo dia 15, o Programa de Segurança e Mudança Ambiental do Instituto Wilson Center, em Washington, em parceria com a Conservação Internacional e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) vai sediar um seminário sobre iniciativas inovadoras voltadas à sustentabilidade da Amazônia.

Durante o evento, a antropóloga e ambientalista do IEA-USP, Maritta Koch-Weser, ex-funcionária sênior do Banco Mundial, que desde 2009 lidera um grupo de estudo sobre a transformação da Amazônia no IEA-USP, vai discutir planos para o estabelecimento da Rainforest Continent Business School, seguida de uma mesa redonda com especialistas. Esta será a primeira escola de negócios do mundo voltada para a preservação da floresta. O objetivo da nova escola é habilitar uma nova geração de profissionais dedicados a agregar valor à “floresta em pé”, com meios para aproveitar seu potencial econômico único e fazer a sua proteção e preservação a partir de uma decisão empresarial sensata.

O evento também terá a participação do governador do Amapá, Camilo Capiberibe, e André Guimarães, diretor-executivo da Conservação Internacional (CI-Brasil). A abertura fica por conta de Thomas Lovejoy, professor de ciência e política ambiental da Universidade George Mason.

Camilo Capiberibe falará sobre o desenvolvimento econômico sustentável do Amapá e o papel do estado como provedor e beneficiário dos serviços ambientais. O Amapá é o estado brasileiro que abriga uma das maiores e mais diversificadas áreas de floresta tropical intocada do mundo. Mais de três quartos do estado é protegido, conservando 73% de suas florestas nativas em 12 unidades de conservação e cinco terras indígenas.

Trabalhando com a Conservação Internacional, o governo do Amapá está desenvolvendo projetos que buscam o crescimento econômico com a manutenção de seu capital natural crítico. André Guimarães apresentará os projetos que a CI-Brasil desenvolve atualmente no estado, como a Iniciativa Amapá.

Fonte Conservação Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário