domingo, 4 de dezembro de 2011

ORVALHO PARA IRRIGAÇÃO



A empresa israelense Tal-Ya Water Technologies criou um dispositivo que coleta orvalho para irrigar plantas, possibilitando o cultivo em áreas com escassez de água, além de proporcionar benefícios ambientais. Trata-se de uma bandeja feita de um composto plástico que é colocada em volta das plantas. Esse composto não se degrada sob a ação do sol, pois combina plástico reciclável com filtros ultravioletas e um aditivo de pedra calcárea.

Outro aditivo, de alumínio, permite a captação do orvalho produzido pela variação da temperatura entre a noite e o dia. Uma variação de 12 graus centígrados, por exemplo, leva à formação de uma razoável quantidade de orvalho em ambas as superfícies da bandeja, canalizando-o para a planta. “Com esse sistema, os agricultores não precisam mais se preocupar com ervas daninhas, porque as bandejas bloqueiam a luz do sol, impedindo-as de se desenvolverem”, diz Avraham Tamir, presidente da Tal-Ya. “Também usa-se muito menos água, o que traz economia, e menos fertilizantes, o que significa contaminação menor”, completa Tamir.

brasilisrael.com.br

3 comentários:

  1. Excelente projeto. A composição do material é muito bem bolada. Aproveita o orvalho e ainda tem benefícios adicionais. Parabéns aos israelenses!

    ResponderExcluir
  2. Namastê, Sergio Andre Xavier

    Desconheço onde comprar ... .

    Tal-Ya Water makes the most of dew | ISRAEL21c
    https://www.israel21c.org/tal-ya-water-makes-the-most-of-dew/ Traduzir esta página
    An Israeli company has developed a reusable plastic tray to collect dew from the air, reducing the need to water crops by up to 50 percent.

    Neusa Rocha Teles

    ResponderExcluir