quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TELHADOS COBERTURA VEGETAL SOBRE LAJES E TELHAS



Na tentativa de tornar o concreto das cidades mais agradável, construções com telhados verdes se multiplicam pelo país.

São 120 mil metros quadrados de telhados verdes, segundo o GBC Brasil (conselho de construção sustentável).

A cobertura vegetal sobre lajes e telhas embeleza, reduz o risco de enchentes na cidade e beneficia o morador.

"O usuário se beneficia com a melhoria do conforto termoacústico e com a redução do estresse urbano", diz Roberto Lamberts, membro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.

Apesar de mais comuns em edifícios comerciais, sistemas de fácil aplicação permitem o uso em residenciais.

Há modelos montados em camadas sobre o telhado e outros de estrutura modular, como peças de encaixe.

Os sistemas podem ser colocados sobre coberturas ou em varandas de apartamento. Nos jardins suspensos, usam-se mudas variadas, de grama a plantas ornamentais, ao gosto do morador.

Tanto coberturas de laje como de telhas cerâmicas podem receber plantas. É importante consultar um engenheiro para garantir que a estrutura suportará o peso da vegetação somado ao de uma pessoa responsável por sua manutenção.  O custo médio de instalação é de R$ 125 por metro quadrado (com mão de obra).

A manutenção é parecida com a de um jardim comum. Os cuidados dependem da vegetação escolhida, mas é preciso assegurar o acesso fácil aos telhados para poda e irrigação, quando necessárias.

Quem tiver interesse deve aproveitar o inverno, período de poucas chuvas, para implantar a novidade. "Os telhados vivos valorizam o imóvel e aumentam a durabilidade da impermeabilização, reduzindo o risco de infiltração", cita Marcos Casado, gerente técnico do GBC Brasil.

Jornal Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário