sábado, 13 de agosto de 2011

SISTEMA DE PURIFICAÇÃO DA ÁGUA

A falta de água potável em situações de calamidade – como terremotos, deslizamentos de terra ou grandes desastres – pode aumentar consideravelmente o número de vítimas. Mas uma nova tecnologia, desenvolvida pela empresa israelense Watersheer, pode garantir a purificação de água em pouco tempo, a custos muito reduzidos.

O dispositivo foi batizado Sistema Pessoal de Purificação Sulis, em homenagem à divindade grega do mesmo nome, ligada às águas. Com peso de apenas dez gramas e espessura de 7cm, o Sulis pode ser adaptado a uma tampinha de garrafa. A solução química contida no tablete purifica, em minutos, toda água contaminada por compostos orgânicos, biológicos e químicos.

“Mais de 1,6 milhão de crianças com menos de cinco anos de idade morrem a cada ano em todo o mundo por ingerirem água contaminada”, afirma o executivo-chefe da Watersheed, Yossi Sandak. “Nossa idéia era desenvolver um dispositivo muito simples porque inúmeras empresas e entidades atuam na área de prevenção a desastres, mas, quase sempre, as alternativas geradas são muito caras”, prossegue o executivo. “O fato é que a solução que criamos não custa mais do que um café e um doce comprados em qualquer cafeteria”, brinca. Uma tampinha de garrafa com a solução é suficiente para purificar mil litros de água.

A expectativa da empresa é de começar a produzir o Sulis em escala industrial até junho. A companhia também busca investidores para instalar uma planta industrial na cidade israelense de Sderot. Seu principal público-alvo serão as Organizações Não-Governamentais (ONG) que trabalham com prevenção e atendimento a vítimas de desastres naturais, além de grupos específicos como montanhistas e participantes de ralis. O dispositivo poderá ter também uso militar, atendendo soldados em treinamentos e missões especiais.

brasilisrael.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário