segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

DESPOLUIDORA DE RIOS FIBRA DE CRUSTÁCEOS

A fibra, chamada quitosana, é abundante na natureza e comumente usada pela indústria farmacêutica para outras finalidades. "Ela é extraída da casca de crustáceos, como caranguejos, que são descartados pela indústria pesqueira", disse a pesquisadora Elaine Nogueira Lopes de Lima, que apresentou o trabalho como tese de doutorado em química.

Para extrair da água metais como cobre e chumbo, que podem contaminar animais e plantas nas proximidades, a quitosana é alterada quimicamente, ficando com capacidade de "aderir" a essses elementos.

"A quitosana é usada em forma de pó. Quando jogada na água, os metais grudam nas moléculas", disse Lima. Em seguida, é feita uma filtragem para retirar o pó com metais pesados absorvidos.  O pó da fibra pode ser reutilizado depois de retirados os metais pesados.

Com os resultados positivos, a pesquisadora já planeja testar outras reações em misturas com quitosana, desta vez em fármacos. O objetivo é que o tratamento nos rios seja ampliado para substâncias tóxicas desta área.

Jornal Folha de São Paulo

Um comentário:

  1. Interessante.... eu uso a quitosana nos alimentos para retirar os agrotóxicos e aí eu lavo, para onde vao os metais pesados e o agrotóxico que eu retiro das frutas? Eles ficam presos para sempre nessas "capsulas" elas os ttansformam em outro material??? Por favor envie me um email com a resposta

    ResponderExcluir