quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ENERGIA SOLAR USINA REFLETIDA POR 900 ESPELHOS


 
Luz solar é refletida por 900 espelhos que se movimentam como girassóis. 
Tecnologia poderia ser aplicada no nordeste brasileiro, dizem espanhóis. Um projeto gigante, que gera tanto eletricidade quanto resultados positivos para o meio ambiente, foi inaugurado no sul da Espanha: a primeira usina do mundo movida inteiramente pela energia do Sol.

No meio do terreno árido da região, a usina se destaca pela magnitude e imponência. Do chão brotam os raios que convergem no topo da torre de 160 metros, mais alta que um prédio de 50 andares. É radiação solar em estado puro, concentrada em um único ponto. Calor natural que aquece a água que corre para dentro da torre até virar vapor a 400ºC, para mover as turbinas que produzem energia elétrica sem poluir o meio ambiente. Novecentos espelhos gigantes se movem lentamente como girassóis. Nem dá para perceber a mudança de posição, mas eles estão sempre alinhados com o Sol para refletir o máximo de luz, direto para a torre de captação.

É a maior usina solar com produção de energia em escala comercial do mundo. Daqui sai eletricidade para abastecer 180 mil casas, uma cidade do tamanho de Sevilha, que fica a 30km. 

A construção ocupa uma área do tamanho de 60 campos de futebol. E custou o equivalente a meio bilhão de reais. Cada centavo saiu da iniciativa privada, um consórcio de empresas espanholas que planeja recuperar o investimento em apenas dois anos. 

“Trocamos o gás, o carvão e o petróleo pelo Sol, que brilha 240 dias por ano na região sul da Espanha. E é de graça”, diz o engenheiro responsável pela produção de energia. 

A segunda usina, ainda maior, já está em construção. Outras sete completarão o projeto da plataforma solar de Sevilha até 2014.

O plano é fornecer eletricidade para todo o sul da Espanha. E o melhor de tudo: evitar que sejam despejadas 600 mil toneladas de dióxido de carbono por ano na atmosfera.

“É um tecnologia que pode servir a sociedade, em qualquer parte do planeta”, diz o engenheiro. “Inclusive no nordeste do Brasil, onde o que não falta é Sol”. Trata-se da fonte de energia mais antiga do mundo, mas ainda considerada por muita gente um negócio do futuro. Não na Espanha, onde já é, claramente, um sucesso.

Globo.com

3 comentários:

  1. Será que a Anel, o BNDES, o Ministério da Indústria e do Comércio, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e o Governo em geral, Fedral, Estaduais e Municipais sabem dessas possibilidades? Por que não investem?

    ResponderExcluir
  2. Como está hoje em dia o empreendimento e seus resultados?

    ResponderExcluir
  3. Excelente, mas preocupa-me a concentração de investimentos em mega empreendimentos. Preferia incentivos para micro, mini e médias-usinas espalhadas por todo o País, especialmente nas Regiões carentes e até não interligadas com o sistema nacional, gerando condições para novos empreendimentos que demandam energia, com efeitos multiplicadores regionais. Chega de investir apenas da Bahia para baixo, como é modelo herdado do Brasil colônia.

    ResponderExcluir